segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Grupos Folclóricos de Curitiba

O folclore curitibano não possui características próprias, uma vez que foi formado pela influência de diversas culturas trazidas pelos imigrantes que aqui se estabeleceram no final do século passado. Os principais grupos são os poloneses, alemães, italianos e ucranianos. Conheça um pouco mais sobre eles:

Grupo Polonês

O Grupo Folclórico Polonês Wisla iniciou suas atividades na cidade em 1928, mas parou durante a coibição das manifestações estrangeiras no início da Segunda Guerra Mundial. O grupo foi reorganizado em 1953, nos festejos do centenário do Paraná, e oficializado em 1960. Hoje, é considerado pelo governo polonês um dos mais autênticos grupos folclóricos poloneses.

Mais informações no site do grupo: www.folclorepolones.art.br.

Germânico

Com o intuito de buscar a perpetuação da cultura germânica e manter os costumes, o Grupo Folclórico Germânico foi fundado no dia 10 de abril de 1964. Em 1991 firmou parceria com o Colégio Martinus, onde o grupo infantil passou a ensaiar, e no mesmo ano passou a se chamar Grupo Folclórico Germânico "Alte Heimat", que significa "Velha Pátria". Em 1992 iniciaram-se os ensaios do grupo de masters, composto na maioria por pais e avós dos componentes do grupo adulto e infantil.

Os dançarinos, essencialmente amadores, buscam manter através da paixão pela dança, a tradição do povo.

Mais informações no site do grupo: www.alteheimat.com.br/

Italianos

Em outubro de 1991, com o objetivo de criar um grupo folclórico autêntico e fidedigno às tradições e à cultura italiana, foi fundado o Gruppo Folklorístico Italiano Giuseppe Garibaldi.

O grupo, que mostra o lado divertido e curioso desta descendência, também realiza sérios estudos e pesquisas com grupos folclóricos e entidades italianas. São através dessas pesquisas que o grupo mostra com fidelidade cada costume, cada passo e cada coreografia do espetáculo. Com as músicas e as encenações teatrais das danças o grupo enriquece os conhecimentos não só dos descendentes de italianos, mas da população em geral.

Confira mais informações no site do grupo: www.giuseppegaribaldi.com.br/

Ucraniano

Fundado em 13 de junho de 1981, e com sede no clube de mesmo nome no bairro Água Verde (Curitiba - PR), o Grupo Folclórico Ucraniano POLTAVA surgiu quando jovens descendentes de ucranianos sentiram que em seus corações pulsava o mesmo ideal: reviver a riquíssima e milenar cultura ucraniana. A estréia ocorreu no dia 09 de outubro de 1982 e hoje o grupo mantém as seguintes atividades culturais: Grupo de danças Infantil e Adulto, Coral Adulto e Juvenil, Capela de Banduristas e Orquestra.

O nome POLTAVA é uma homenagem à cidade de mesmo nome na Ucrânia, que se destaca por ser um dos importantes centros culturais da Terra-Mãe.

Outros Grupos Folclóricos de Curitiba

Junak - Grupo folclórico polonês.

0 comentários: