sábado, 5 de junho de 2010

Olha que legal essa ideia!

TESOURO

CONJUNTO DE PALAVRAS SIGNIFICATIVAS DE CADA CRIANÇA

As crianças não distinguem as letras isoladas, primeiramente na qualidade de iniciais de nomes de pessoas ou de palavras que lhes são SIGNIFICATIVAS.

Dentre essas palavras o seu próprio NOME. Essa aprendizagem é muito complexa, envolve a sociabilidade e a afetividade.

Elas referem-se as letras do próprio nome, referindo-se a sua inicial e durante um período pensam que essa letra é sua, é sua identidade.

O fato de descobrir que há outras pessoas, cujos nomes iniciam pela mesma letra, exige renúncia. Daí a importância de associar letras a nomes que lhes são significativos contribui efetivamente para o reconhecimento, tanto morfológico como sonoro das letras.

O conjunto de nomes aos quais normalmente cada criança associa suas iniciais será tanto mais significativo quanto mais pessoal. Daí a importância de criarmos o "TESOURO" de cada aluno.

O tesouro pode ser uma caixa, sacola ou caderno por exemplo. Onde cada aluno tem por escrito os nomes de pessoas, animais ou objetos que são significativos para ele.

Durante à aula a professora reserva um tempo para que cada aluno fale das palavras que o aluno quer pôr no seu tesouro. Quando o aluno precisar escrever essas palavras pode consultar o seu tesouro e saber como escrevem, podendo copiá-las, pesquisá-las.

A professora pode também pedir que cada um separe no seu tesouro, as palavras que começam com uma determinada letra, ou que contêm um número determinado de letras, que separem as que começam pela sua letra, etc. Diversos desafios poderão ser propostos com essas palavras do tesouro, as quais são individuais pra cada criança.

Fonte: Didática da Alfabetização Vol.I - Esther Pillar Grossi/Tia Lu


0 comentários: