quarta-feira, 19 de maio de 2010

A BOLA JABULANI E SEU SIGNIFICADO

Os alunos vão adorar saber o significado dessa palavra, uma ótima oportunidade para explorar vários conteúdos...

A bola oficial Chamada Jabulani,e é produzida pela Adidas. A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul.



É com esta belíssima bola de futebol que os melhores jogadores do mundo farão as redes balançar na Copa 2010, mexendo com sonhos e esperanças de adultos, crianças e países inteiros! Ela foi apresentada oficialmente no sorteio final que escolheu a África do Sul como país sede da Copa do Mundo FIFA 2010.

Seu nome é A adidas Jabulani que significa “celebrar” em zulu e é a 11 ª edição de uma bola Adidas para Copa do Mundo. As 11 cores da bola fazem referência tanto ao futebol quanto à África do Sul, primeiro país do continente africano a sediar esta competição. Assim, cada cor representa um jogador da equipe, todas as línguas oficiais do país e, ainda, as 11 comunidades do Sul-Africanas que vão acolher a Copa 2010.

O design da bola celebra dois aspectos importantes da nação sul-Africana: A diversidade e harmonia. Princípios que caracterizam o povo acolhedor e unido da África do Sul.

Por fim, na Jabulani são introduzidos alguns avanços tecnológicos importantes para o futebol. Ao passar as mãos sobre a bola, a primeira impressão é a textura grip’n'groove (algo como agarrar com firmeza e sulcos), permitindo o controle máximo, o vôo estável e aderência perfeita em todas as condições. Suas características e medidas são:

• Ela é perfeitamente esférica
• Feita de couro ou material que possa ser costurado
• Sua circunferência não ultrapassa 70 cm e não é inferior a 68 cm
• Seu peso antes do ponta-pé inicial deve estar entre 410g e 450g e sua pressão, no nível do mar, entre 0,6 – 1,1 Atmosfera (600 – 1.100 g/cm²)


Que tal mostrar para os alunos como são fabricadas as bolas de futebol? Esse vídeo mostra a fabricação da bola que vai ser usada na Copa do Mundo.
Fonte: YOUTUBE



Vamos colorir a bola de futebol, mas lembre-se ela tem 11 cores diferentes!


Poema – trava língua
Jogo de Bola – Cecília Meireles


A bela bola
Rola:
A bela bola do Raul.
Bola amarela,
A da Arabela.
A do Raul,
Azul.
Rola a amarela
E pula a azul.
A bola é mole,
É mole e rola.
A bola pula.
É bela e pula.
É bela, rola e pula,
É mole, amarela, azul.
A de Raul é de Arabela,
E a de Arabela é de Raul.

0 comentários: